sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O que é a Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção (também conhecida por Engenharia de Produção Industrial, Engenharia de Gestão Industrial ou Engenharia Industrial) dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente.
Ela é uma engenharia que está associada às engenharias tradicionais, porém, é a menos tecnológica na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.
De modo geral, a Engenharia de Produção, ao enfatizar as dimensões do produto e do sistema produtivo, encontra-se com as idéias de projetar produtos, viabilizar produtos, projetar sistemas produtivos, planejar a produção, produzir e distribuir produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade do país.


O Perfil Profissional do Engenheiro de Produção
Os aspectos relacionados à gestão dos sistemas produtivos vieram a ser a base tecnológica própria da Engenharia de Produção. Com as recentes mudanças estruturais e organizacionais desses sistemas de produção e a evolução dos cursos de Engenharia de Produção, os profissionais egressos desta modalidade têm se mostrado também, hábeis empreendedores e capazes de atuar nas mais diversas organizações da sociedade.
O perfil do Engenheiro de Produção pressupõe espírito crítico, criatividade e consciência em relação à sua atuação técnica, política, econômica e social. Pois bem, ele vem se mostrando um profissional versátil, considerando a interdependência entre os vários segmentos empresariais, levando em consideração o desenvolvimento de novas máquinas, novos processos de produção e sua manutenção, agindo no sentido de planejar, orientar, supervisionar, inspecionar e controlar a produção de bens e serviços, elaborar, executar e acompanhar projetos buscando a otimização dos sistemas produtivos.
Outro aspecto observado neste profissional é a capacidade de adaptação rápida em diferentes funções, praticadas em ambientes altamente competitivos.

Mercado de Trabalho
A formação acadêmica de um engenheiro de produção permite que este profissional desempenhe algumas funções que um administrador de empresa poderia exercer em uma organização (desde que não interfira nas atividades privativas do administrador, visto que a profissão de administrador no Brasil é regulamentada por uma lei federal - 4769/65).
Muitas empresas estão contratando engenheiros de produção no Brasil, a fim de obter um profissional bastante completo e que possa desempenhar um grande leque de atividades dentro da organização.
Quanto a retração do mercado de engenharia no Brasil, o mercado de Engenharia de Produção, mesmo tendo pouco tempo, é o que desfruta da melhor situação. Todos os Engenheiros de Produção vêm conseguindo boas colocações no mercado principalmente em função do seu perfil que coincide com o que se está demandando nos dias de hoje: um profissional com uma sólida formação científica e com visão geral suficiente para encarar os problemas de maneira global.
Em 1970, o mercado de trabalho do Engenheiro de Produção no Brasil começou a se tornar bastante abrangente envolvendo todos os setores da economia, desde o primário (relativo às atividades de extrativismo, pecuária, agricultura, etc.), passando pelo secundário (toda a indústria de transformação) até o terciário (setor de serviços).
Pode-se perceber através da figura abaixo, a formação geral do Engenhiro de Produção


Segundo a Visão de Cunha (2002) os cursos de Engenharia de Produção são formados por conhecimentos das áreas de Gestão de Negócios, Gestão da Produção e de Sistemas Técnicos.

Leia Mais…

Primeiras Informações de 2009

Pessoal, queremos informar que inscrições para as bolsas BITEC 2009 já começaram.
Como o próprio manual diz: O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas (BITEC) é uma iniciativa de cooperação única, que tem como parceiros o IEL, o SENAI, o SEBRAE e o CNPq, cujo objeto principal é a transferência de conhecimentos das instituições de ensino para as micro e pequenas empresas, com aplicação direta no setor produtivo.
O BITEC tem a intenção de fomentar a interação entre as Instituições de Ensino Superior e as Micro e Pequenas Empresas por meio do incentivo ao desenvolvimento e à transferência de conhecimento aplicado às atividades de inovação, empreendedorismo, tecnologia e gestão.Começaram em alguns estados a inscrição para o BITEC 2009.
Lembrando que entre outras coisas é necessário ter uma empresa, um projeto e um prof orientador. Não é necessário ter CRE acima de 7 mas tem que ter no mínimo 40% do curso concluido.
No site abaixo vocês encontram o manual e alguns formulários.
http://www.fieb.org.br/iel/bitec/como_participar.shtm

Hoje temos 10 ou 11 alunos de produção com o BITEC, porém temos 11 professores na UAEP e como cada professor pode orientar até dois projetos, podemos ter 22 bolsas no total. Então agora cabe aos interessados correrem atrás!!
Vamos lá pessoal...

Também foi divulgado pelo Professor Johannes uma oportunidade de ESTÁGIO/TRABALHO ENVOLVENDO AUTOCAD!!
Queem tiver interessado na oportunidade de estágio (não sabemos se conta na grade de produção) ou trabalho, aí vai uma notícia interessante dada pelo prof Johannes:

Procuram-se DESENHISTAS/CADISTAS para trabalhar ou estagiar (remunerado) na empresa BRASIL PARTNERS ENGENHARIA, aqui em Campina Grande, por tempo total ou parcial, na área de Conversão de Dados para o AutoCAD (geoprocessamento). Aos interessados entrar em contato com prof. Johannes Bloco BR - UAEProdução, telefone:(83) 33101574

Para maiores informações postem os comentários e deixem seus e-mail que responderemos.

Leia Mais…

Sejam Bem-Vindos

Primeiramente queremos explicar qual o maior objetivo deste Blog.
Divulgar aos alunos de Engenharia de Produção todas as informações que se passa pelo nosso curso, já que o mesmo está crescendo a cada ano.
Através dele divulgaremos calendários de matrícula, os pijamas referentes a cada período, bolsas de estudo, informações passada pelos professores, datas dos eventos relacionados à Engenharia de Produção, assim como também, as datas de envios de trabalhos para esses eventos.


Desde já queremos parabenizar os nossos CALOUROS da turma 2009.1

Eis os novos acadêmicos em Engenharia de Produção
1- AIDA FERNANDA BATISTA ROCHA
2-ALLISSON DUARTE CARDOZO ALMEIDA
3-ANA LUIZA FREIRE DE ARAUJO RAMOS
4-ANDERSON LAUREANO DE MELO
5-ANDRE VINICIUS DE MELLO CALADO
6-ARTHUR DE SOUZA LEAO SANTOS FILHO
7-BRUNA BURITI DE VASCONCELOS PORTO
8-BRUNA RAYLLA DE FREITAS
9-CAIO LIBANIO MELO JERONIMO
10-CAMILLA MELO CARNEIRO
11-CARLOS MAGNO BEZERRA DA SILVA
12-CAROLINE FERREIRA CAVALCANTI
13-DANIEL MENTOR BRAGA BATISTA
14-DIEGO FELIPE BARBOSA DE MIRANDA
15-EDISSA REGADAS MOREIRA
16-EMMANOELL VICTOR DUTRA DE F MAIA
17-ERICA OLIVEIRA DIAS
18-GABRIELLA AMORIM MUNIZ FALCAO
19-GABRIELLE BEZERRA COSTA
20-HILARIO GOMES NETOIGOR DE MIRANDA MARTINS
21-JOANNA LIGIA DE QUEIROZ MARQUES
22-JOAO ALEIXO DA SILVA NETO
23-JOAO PEDRO ALMEIDA LIRA
24-JOSE RAEUDO PEREIRA
25-JUAN MONTEIRO DA SILVA
26-JULIANNA GOMES DA SILVA
27-MANUELA LUZ SILVEIRA
28-MIRELLA QUINTANS LYRA
29-MIRELLE DA SILVA MONTEIRO
30-MISIA MACEDO DANTASMURILO JOSE DE SOUZA
31-NICHELLE CAROLLINY DE O COSTA
32-PABLO RAMON MATIAS DE ANDRADE
33-PATRICK DE MIRANDA LUCENA
34-ROBERTA MAIARA MAGALHAES DE A LIMA
35-TARCIANE CANDIDO GONCALVES
36-TARCISIO GIL DOS ANJOS GUERRA

Leia Mais…